Saul era um importante e imponente militar. Vale o trocadilho: "A vida militar era sua vida"
Quando Samuel anunciou que era necessário um rei para Israel, quem sabe o que se passou pela sua cabeça....."esta é minha oportunidade" ou, " não, isso é muito para mim, é de muita responsabilidade, etc...". Quem sabe !!!
O fato é que Saul foi ungido rei sobre Israel. Tudo ia bem, até quando a vontade de Deus e a vontade própria de Saul começaram a entrar em rota de colisão. E, tristemente, Saul deu mais atenção à sua própria vontade. E como consequência vieram os tempos de tormentos em sua vida.
É comum em nossa vida, quando nos sentimos nosso "próprio rei", dono da nossa propria vontade e damos primazia à elas, deixando Deus soberano, e sua vontade para nós, em segundo, tercerio plano.
E então é quando enfrentamos a turbulencias, os tormentos, os momentos difíceis. Sejam financeiros, saúde, profissional, relacionamento conjugal,etc...o fato é que a paz deixa de existir,e a aflição toma conta.
Um dado interessante é que Saul ouviu dos seus oficiais que tinha um problema e que precisava de alguém para ajudá-lo. E Saul entendeu o recado. Quebrou seu orgulho, então.
Também é fato, que muitas vezes nos custa entender e aceitar as consequencias do caminho que escolhemos trilhar pelo fato do nosso orgulho.
Saul pediu então que fossem buscar o que estavam oferecendo para ele, ou seja, o tocador de harpa,
E quando David chegou e tocava a harpa no momento de agonia de Saul, o seu espírito se acalmava e sentia alívio. I Samuel 16:23
Vejo dois pontos importantes que podemos aplicar em nossas vidas:
1 - Quando sentimos alguma turbulencia, alguma tormenta, falta de paz; é Deus chamando - nos para voltarmos nossa atenção para Ele. É hora de nos quebrantarmos, humilhar-nos e até mesmo ouvir pessoas que possam "tocar harpa"para nós. Pessoas que possam dar-nos palavras de exortação, de encorajamento, etc...2 - E também podemos ser esse "tocador de harpa", ou seja, estarmos devidamente fortalecidos na fé, em plena comunhão com o Deus vivo, soberano, para que, quando pessoas do nosso convívio, ou até mesmo, desconhecidas, que pelas circunstancias, Deus põe em nossos caminhos, com alguma necessidade, possamos animá-las, encorajá-las. Orar com elas para que sintam alívio em suas aflições e sintam a paz de Deus em seu corações.
Outro dia, tocou o telefone, e era uma pessoa amiga que não conversávamos por vários anos.
Sabendo que estávamos na Florida, nos chamou e compartilhou o seu momento de dor.
Conversamos por um tempo, algumas palavras e oramos. E no final de nossa conversa o seu estado de espírito, realmente era outro.
Alguns dias depois, o pai dela me agradeceu o que tinha feito pela filha dele.
Na verdade, na hora nem lembrei de dizer para ele, mas, pensando no caso depois, eu vi que nada mais fiz que "tocar harpa"para ela.
A Deus seja a glória!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário