quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Igreja Multicultural

Em uma cultura mesclada por diferentes nacionalidades, diferentes costumes e idiomas, como é aqui em Miami, a família é diretamente afetada.
É afetada porque, por mais que as primeiras gerações se esforcem e aprendam o idioma do país que agora abraçaram para viver, seus costumes continuam enraizados ao país de origem.
Eu ouço sempre dos meus filhos :  O pai saiu do Brasil, mas o Brasil não saiu dele !  Isso é tão natural simplesmente por reações espontâneas, desejos espontâneos de alguma comida, algum doce, etc...      ( pão com mortadela e tubaina - o futebol,  por exemplo )

Mas, a geração mais nova que vem e principalmente a que já começa a aqui, vai perdendo o contato com os costumes, tradições, "as coisas boas" da sua origem, ou da origem de sua familia e acaba trocando por outras "coisas boas" da sua nova realidade.

A igreja recebe esse impacto diretamente.
Para muitos de nós, nada melhor que ter uma igreja em nosso idioma.  Cantar, orar, ouvir um sermão em nosso idioma.  É o melhor que pode acontecer, quando estamos fora do nosso país.
Para nossos filhos, netos, já é o contrário.  Não entendem o idioma original da familia. Por mais que falem alguma coisa, que tenham algum vocabulario,  não é o suficiente para que desfrutem e sejam beneficiados em um culto no idioma original de sua familia.
Isso porque a  formação academica no idioma local faz com que a mente funcione de acordo com o idioma local, com os costumes da cultura local, etc...


Vendo essa necessidade de oferecer um tempo de adoração e oportunidade para o desenvolvimento espiritual de toda a familia, a Riverside Baptist Church vai começar atividades em portugues e espanhol à partir do dia 04 de outubro, atendendo assim a comunidade latina, e,

continuando com as atividades em ingles para todos os que preferem e tem o ingles como seu primeiro idioma.

Assim que nossas crianças, adolescentes e jovens poderão acompanhar os pais para a igreja e todos terão atividades em seu idioma de preferencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário